terça-feira, 27 de julho de 2010

O Vencedor.

Mais um dia se passa e lá vou eu saindo do trabalho para ir para o curso. Nesse longo caminho é o momento que mais penso na vida, até porque nos outros estou concentrado e me dedicando.
Pensei em um assunto que todos já devem ter se perguntado, será que sou um vencedor? A resposta é simples, sim, você é um vencedor só pelo fato de estar lutando por seus objetivos e enfrentando os desafios da vida.
O verdadeiro vencedor não é só aquela pessoa que se destaca em um esporte e chega em primeiro lugar, ou é consagrado campeão, ou um candidato que é aprovado em um concurso público, ou melhor, é aprovado em primeiro lugar, ou também se é considerado o melhor aluno de sua classe, ou seja, aquelas pessoas que se destacam e conseguem estar no “pódio”. Eles são vencedores, por méritos competência, esforço e dedicação, eles alcançaram esse posto através de muitas derrotas e barreiras.
E as outras pessoas que não conseguiram e estiveram muito perto de alcançar o mesmo posto desejado por grande parte da sociedade, são considerados perdedores? Com certeza essa teoria está errada, elas são vencedores do mesmo jeito que as outras conseguiram chegar lá, só que a diferença é que estas tiveram que passar pelos mesmos empecilhos e barreiras que aquelas já enfrentaram e ganharam. Você já é um vencedor por estar competindo, por estar estudando, por estar disputando e enfrentando seus adversários e concorrentes com ética, lealdade e disciplina.
A questão é que você terá que passar por muitas incertezas e dúvidas até chegar lá, e a idéia não é sentir raiva, inveja ou ciúmes de seu adversário ou concorrente, e sim aprender com eles. De que forma? Tirando lições, ensinamentos, experiências, conselhos, você se espelha nessa pessoa e tenta adquirir o máximo possível de informações para no futuro tentar implementar no seu modo de treinamento, estudo ou atitude com intuito de obter o mesmo resultado.
O chamado perdedor é aquele que quebra regras para ser aprovado, é aquele que foge da lealdade e da lei, aquele que precisa fazer algo contra seus adversários e concorrentes e sociedade para de um modo errado chegar em primeiro lugar, no podio. O vencedor não precisa fazer isso, mesmo perdendo e não alcançando seus objetivos a priora, mas em um futuro próximo estará no “pódio” sendo um exemplo para os próximos que estão chegando e querendo ocupar o mesmo lugar.
A gente acaba criando uma visão de que vencedor é só aquela pessoa que ganha dinheiro, é famoso, teM carro popular status ou outras coisas, claro eles são vencedores porque conquistaram isso ao longo da vida, mas ser vencedor também é aquele que perde algo e alguma coisa e consegue superar e continuar vivendo, pessoas que lutam para sobreviver em desastres naturais, pessoas que são julgadas sem ter menos culpa no cartório e entre outras, mesmo não tendo prestígios elas são os grandes vencedores da vida.
Todo mundo tem um vencedor dentro de si basta acreditar que irá conseguir chegar lá do mesmo jeito que as outras conseguiram.
Não fujo da realidade e concordo que nesse contexto há requisitos como oportunidades e condições para tal, mas se não houver tente e corra atrás, ou você acha que Mandela conseguiu o que conseguiu porque ele teve oportunidade?
Dentro de vocês há um grande vencedor, só basta acreditar.

“Um grande vencedor não é aquele que simplesmente ganha uma batalha, mas aquele que durante toda a sua vida mantém uma postura e um perfil de vencedor”.

Leonardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário