domingo, 25 de julho de 2010

O companheiro inseparável

Você já parou pra pensar e tentar analisar ou descobrir quem é seu companheiro inseparável? Esses dias eu estava chegando em minha casa um pouco triste e desiludido e queria ficar no meu canto quieto, sem falar com ninguém. Quando eu estava no meu quarto pensativo de portas fechada eu escutei um arranhão na porta, e quando fui ver o que era, apareceu ele todo feliz e carinhoso querendo me dar atenção.
Parecia que ele havia “desconfiado” que eu estava um pouco pra baixo e resolveu me fazer companhia. Abrindo a porta, deixei o entrar e ficar ali comigo e quando menos esperava ele me olhava seriamente como se tivesse pensando “me conta o que você tem” e eu fiquei só analisando, e quando eu tentava mudar de posição ele vinha e me pedia carinho, como se fosse uma maneira de eu não perder o foco nele, para eu tentar confiar e dizer o que eu estava sentindo.
Essa “pessoa” é o meu cachorro chamado Duque, ele tem 13 anos. A partir desse momento comecei a perceber que ele sempre estava presente, mesmo não falando nada, pensando nada, não me criticando, ou me dando conselhos, mas através de seus olhos eu podia perceber que ele queria me transmitir uma mensagem de apoio e conforto.
Ele não só estava comigo em momentos difíceis, mas de alegria também, pulando pela casa, correndo, assistindo filme comigo, chorando e latindo por comida. Quando saia de casa para ir trabalhar, estudar ou ir me divertir ele ficava alucinado achando que eu nunca iria voltar, os vizinhos ficavam um pouco indignados porque ele “uivava” parecendo um bebezinho chorando por leite, e quando eu chegava em casa ele sempre estava lá me recebendo, com pulos, lambidas, eu até achava que ele ia ter um ataque de tanto que ele chorava.
O que eu levo disso pra minha vida? É que por mais que ela seja um animal de estimação, por mais irracional que seja, por mais sujeira, bagunça e despesas que ele dá, eu percebi que ele é o maior companheiro que o ser humano pode ter. Ele não vai ligar se você é pobre ou rico, feio ou bonito apenas de o seu coração a ele que ele dará o seu pra você. Não importa se você estiver sujo ou limpo, se tiver carro bom ou ruim, se você tem status ou não, ele somente quer sua atenção, quer estar presente sendo seu companheiro por todos os dias a cada minuto e segundo.
Eu aprendi isso com o meu cachorro, ele trazia felicidade pra nossa casa, quando estávamos tristes ele ficava triste, quando estávamos felizes ele ficava feliz, todo mundo diz que é besteira que cachorro não entende nada, mas no fundo agente “acredita” que eles entendem e vão ser a “pessoa” mais fiel de todas, não irão substituí-los por nada e ninguém e se precisar morrerão pra te defender.
Ame os animais da mesma maneira que eles o amam, não maltratem e não machuquem, eles simplesmente querem uma família, assim como você.


Leonardo Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário